AS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO- PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID/FURG
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25697Keywords:
Formação de Professores, Escrita Narrativa, Roda de Formação.Abstract
Apresenta-se a história construída na formação de professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde o ano de 2009. O presente texto centra-se no processo de escrita de histórias de sala de aula nas Rodas de formação acadêmico-profissional de professores e licenciandos (DINIZ-PEREIRA, 2011, SOUZA, 2011), sendo uma das atividades proposta no âmbito do PIBID/Institucional da FURG. Abordam-se os pressupostos teóricos e metodológicos no processo de escrita de histórias de sala de aula, centrado na escrita narrativa como modo de se constituir professor em Rodas de Formação (CLANDININ; CONNELLY, 2011, SOUZA, 2011). Os resultados de uma avaliação online proposta no âmbito do PIBID/Institucional na FURG no ano de 2012 são discutidos como modo de perceber a contribuição do PIBID e a importância das histórias de sala de aula para licenciandos e professores participantes do processo de formação. Argumenta-se a importância de continuidade e reconhecimento do PIBID como política de formação de professores, a partir da potência das Rodas de Formação, das histórias de sala de aula vividas na sala de aula, das aprendizagens e do trabalho colaborativo na formação docente.
References
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.
DORNELES, A. A bordadura da sala de aula de Química em Rodas de Formação. Curitiba:
Editora Appris, 2013.
DORNELES, A.; GALIAZZI, M.C. Histórias de Sala de Aula de Professoras de Química: Partilha de Saberes e de Experiências nas Rodas de Formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, vol. 34, n° 4, p. 256-265, nov., 2012.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian. (orgs). Álbum do PIBID/FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2011.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2012.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2013.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2014.
MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
SOUZA, Moacir. Histórias de Professores de Química em Rodas de Formação em Rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
SUAREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa-ação-formação de docentes. In: PASSEGI, Maria da Conceição, BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo, SP: Paulus, 2008.
WARSCHAUER, Cecília. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License