Processos avaliativos e formação docente na perspectiva intercultural crítica de educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11719Keywords:
Avaliação do ensinoaprendizagemensino, Exclusão, Perspectiva intercultural de educaçãoAbstract
Doi: 10.12957/riae.2015.11116
Este trabalho trata das reflexões sobre a experiência com a avaliação a partir do olhar de uma estudante. O medo e a insegurança ao realizar provas e exames revelam que as concepções sobre o modelo de verificar o aprendizado dos sujeitos aprendentes se fundam em uma ideia de classificação, de julgamento, de exclusão, de separar quem sabe e quem não sabe, o que se observa impacta de forma negativa no processo de ensinoaprendizagemensino. A partir dessa perspectiva, e no diálogo com Luckesi (2000), Barriga (2003), Esteban (2003), Sampaio (2010) e Skliar (2003), serão discutidas algumas concepções sobre a prática de avaliação da aprendizagem, apontando que a compreensão dos objetivos da avaliação e a vivência de uma prática de avaliação baseada nas narrativas discentes favoreceram a percepção das possibilidades de avanço e desenvolvimento das habilidades no campo da pesquisa. A partir dos achados teóricos de Candau (2012a e 2012b), percebe-se como a perspectiva intercultural crítica de educação pode contribuir para concebermos práticas educativas alternativas de avaliação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License