SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86267

Resumen

Este estudo apresenta uma Inteligência Artificial (IA) generativa chamada Samantha, desenvolvida para investigar a relação entre atenção e aprendizado. A pesquisa foca na capacidade da atenção de prever conflitos educacionais e desempenho em sala de aula. Foi criada uma aplicação psicométrica chamada iGnosi, que classifica a atenção em quatro categorias: Concentrada, Alerta, Dividida e Alternada. Dados psicométricos foram coletados de 144 alunos de graduação. Para o desenvolvimento da Samantha, utilizou-se o modelo base GPT-3.5 turbo 125, treinado com um dataset contendo 577 entradas para três papéis: System, User e Assistant. O treinamento envolveu 307.266 tokens em 3 epochs, resultando em uma perda de treinamento de 0,0318. Nos testes iniciais, Samantha demonstrou habilidade em interpretar e orientar pesquisadores e docentes com base nos resultados, mostrando-se inspiradora e motivadora. Seus feedbacks foram cuidadosos, mesmo em cenários de baixo desempenho dos alunos. Conclui-se que a utilização da IA em pesquisas educacionais pode prever problemas em sala de aula e que o uso generativo da IA pode ajudar a superar barreiras entre a cultura científica e os docentes.

Biografía del autor/a

Elias Souza Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Mestrando em Ciências Naturais, com foco de pesquisa no Ensino de Ciências, pela UENF. Possui graduação em Psicologia pelo ISECENSA e especialização em Neuropsicologia pela UCAM. Exerceu atividades clínicas como psicólogo, oferecendo atendimento tanto presencial como online. Além disso, desempenhou o papel de palestrante e escritor, tendo apresentado o programa televisivo Psiconerd, que unia conceitos de psicologia à cultura nerd/pop. Como autor, publicou obras como "Quando Nerds Encontram Orcs" e "Rorschach de Sangue", entre outros livros.Antes de ingressar na área da psicologia, teve experiência profissional em Tecnologia da Informação (TI) e desenvolvimento. 

Carlos Eduardo Batista de Sousa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Professor Associado de Filosofia, Laboratório de Cognição e Linguagem, UENF. Doutor em Filosofia (Epistemologia) pela Universität Konstanz, Alemanha, Mestre e Bacharel em Filosofia pela UFRJ. Áreas de pesquisa: Epistemologia Geral, Filosofia e Teoria da Ciência, Neurofilosofia e Filosofia da Neurociência, Filosofia da Física e Psicofísica. Pesquisas sobre a relação cérebro/consciência, natureza da matéria e a fundamentação das Ciências Naturais. Interesses adicionais em Racionalidade Teórica, Filosofia da Linguagem e da Mente, Lógica e Metafísica.

Publicado

2025-02-10

Cómo citar

SOUZA RIBEIRO, Elias; EDUARDO BATISTA DE SOUSA, Carlos. SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 245–261, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86267. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86267. Acesso em: 13 jul. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR