SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86267Resumo
Este estudo apresenta uma Inteligência Artificial (IA) generativa chamada Samantha, desenvolvida para investigar a relação entre atenção e aprendizado. A pesquisa foca na capacidade da atenção de prever conflitos educacionais e desempenho em sala de aula. Foi criada uma aplicação psicométrica chamada iGnosi, que classifica a atenção em quatro categorias: Concentrada, Alerta, Dividida e Alternada. Dados psicométricos foram coletados de 144 alunos de graduação. Para o desenvolvimento da Samantha, utilizou-se o modelo base GPT-3.5 turbo 125, treinado com um dataset contendo 577 entradas para três papéis: System, User e Assistant. O treinamento envolveu 307.266 tokens em 3 epochs, resultando em uma perda de treinamento de 0,0318. Nos testes iniciais, Samantha demonstrou habilidade em interpretar e orientar pesquisadores e docentes com base nos resultados, mostrando-se inspiradora e motivadora. Seus feedbacks foram cuidadosos, mesmo em cenários de baixo desempenho dos alunos. Conclui-se que a utilização da IA em pesquisas educacionais pode prever problemas em sala de aula e que o uso generativo da IA pode ajudar a superar barreiras entre a cultura científica e os docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elias Souza Ribeiro, Carlos Eduardo Batista de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional