SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86267

Resumo

Este estudo apresenta uma Inteligência Artificial (IA) generativa chamada Samantha, desenvolvida para investigar a relação entre atenção e aprendizado. A pesquisa foca na capacidade da atenção de prever conflitos educacionais e desempenho em sala de aula. Foi criada uma aplicação psicométrica chamada iGnosi, que classifica a atenção em quatro categorias: Concentrada, Alerta, Dividida e Alternada. Dados psicométricos foram coletados de 144 alunos de graduação. Para o desenvolvimento da Samantha, utilizou-se o modelo base GPT-3.5 turbo 125, treinado com um dataset contendo 577 entradas para três papéis: System, User e Assistant. O treinamento envolveu 307.266 tokens em 3 epochs, resultando em uma perda de treinamento de 0,0318. Nos testes iniciais, Samantha demonstrou habilidade em interpretar e orientar pesquisadores e docentes com base nos resultados, mostrando-se inspiradora e motivadora. Seus feedbacks foram cuidadosos, mesmo em cenários de baixo desempenho dos alunos. Conclui-se que a utilização da IA em pesquisas educacionais pode prever problemas em sala de aula e que o uso generativo da IA pode ajudar a superar barreiras entre a cultura científica e os docentes.

Biografia do Autor

Elias Souza Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Mestrando em Ciências Naturais, com foco de pesquisa no Ensino de Ciências, pela UENF. Possui graduação em Psicologia pelo ISECENSA e especialização em Neuropsicologia pela UCAM. Exerceu atividades clínicas como psicólogo, oferecendo atendimento tanto presencial como online. Além disso, desempenhou o papel de palestrante e escritor, tendo apresentado o programa televisivo Psiconerd, que unia conceitos de psicologia à cultura nerd/pop. Como autor, publicou obras como "Quando Nerds Encontram Orcs" e "Rorschach de Sangue", entre outros livros.Antes de ingressar na área da psicologia, teve experiência profissional em Tecnologia da Informação (TI) e desenvolvimento. 

Carlos Eduardo Batista de Sousa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Professor Associado de Filosofia, Laboratório de Cognição e Linguagem, UENF. Doutor em Filosofia (Epistemologia) pela Universität Konstanz, Alemanha, Mestre e Bacharel em Filosofia pela UFRJ. Áreas de pesquisa: Epistemologia Geral, Filosofia e Teoria da Ciência, Neurofilosofia e Filosofia da Neurociência, Filosofia da Física e Psicofísica. Pesquisas sobre a relação cérebro/consciência, natureza da matéria e a fundamentação das Ciências Naturais. Interesses adicionais em Racionalidade Teórica, Filosofia da Linguagem e da Mente, Lógica e Metafísica.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

SOUZA RIBEIRO, Elias; EDUARDO BATISTA DE SOUSA, Carlos. SAMANTHA: IA APLICADA AO ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO E APRENDIZAGEM. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 245–261, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86267. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86267. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR