DIÁLOGOS FREIRIANOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
CAMINHOS PARA UMA LITERACIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86241Resumo
Este artigo traz resultados parciais de uma revisão bibliográfica objetivando a discussão do conceito de “literacIA” e sua importância para educadores e educandos. Tal conceito se configura como uma junção dos termos “literacia” e “Inteligência Artificial (IA)” e é fundamentado no pensamento de Paulo Freire e Freire e Guimarães acerca da relação entre educação e tecnologia. Defendemos uma apropriação da IA na educação que seja pautada na cidadania, crítica aos modos de produção e manutenção das IAs e aos vieses discriminatórios presentes nestas. Para tal, a literacIA é discutida enquanto perspectiva que estimula uma postura curiosa e crítica, capaz de refletir sobre os males que circulam em torno dessa tecnologia e usá-la com propósitos feministas, antirracistas e decoloniais.
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Copyright (c) 2025 Alexandre Farbiarz, Lucas Lima Coaracy

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