DIÁLOGOS FREIRIANOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CAMINHOS PARA UMA LITERACIA

Autores

  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-2237-7074
  • Lucas Lima Coaracy Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano/ Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86241

Resumo

Este artigo traz resultados parciais de uma revisão bibliográfica objetivando a discussão do conceito de “literacIA” e sua importância para educadores e educandos. Tal conceito se configura como uma junção dos termos “literacia” e “Inteligência Artificial (IA)” e é fundamentado no pensamento de Paulo Freire e Freire e Guimarães acerca da relação entre educação e tecnologia. Defendemos uma apropriação da IA na educação que seja pautada na cidadania, crítica aos modos de produção e manutenção das IAs e aos vieses discriminatórios presentes nestas. Para tal, a literacIA é discutida enquanto perspectiva que estimula uma postura curiosa e crítica, capaz de refletir sobre os males que circulam em torno dessa tecnologia e usá-la com propósitos feministas, antirracistas e decoloniais.

Biografia do Autor

Alexandre Farbiarz, Universidade Federal Fluminense

Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense – UFF e do curso de Graduação em Jornalismo da mesma instituição. Doutor e Mestre em Design pela PUC-Rio, Mestre em Educação e Linguagem pela USP. Coordenador do grupo de pesquisa educ@mídias.com – Educação para as Mídias em Comunicação da UFF, e do laboratório LINC-Design - Linguagem, Interação e Construção de Sentidos, da PUC-Rio.

Lucas Lima Coaracy , Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano/ Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF); pesquisador do grupo de pesquisas educ@mídias.com - Educação para as Mídias em Comunicação.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

FARBIARZ, Alexandre; COARACY , Lucas Lima. DIÁLOGOS FREIRIANOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: CAMINHOS PARA UMA LITERACIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 355–374, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86241. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86241. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR