GPT PAULO FREIRE: CONVERSANDO COM UMA SIMULAÇÃO DO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

talking to a simulation of the Patron of Brazilian Education

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86233

Resumo

Neste artigo, apresentamos o GPT Paulo Freire, uma simulação de Paulo Freire possibilitada pela Inteligência Artificial Generativa (IAGen). Para sua criação, utilizamos o serviço GPTs, que possibilita atribuir um papel para o ChatGPT performar e possibilita criar uma base de conhecimento para apoiar a geração de suas respostas. Comparamos esse chatbot com o do episódio "Volto Já" da série Black Mirror, refletindo sobre as implicações sociais e emocionais das interações com simulações de indivíduos falecidos baseadas em seus rastros digitais. Discutimos o potencial, as limitações e desafios educacionais dessa tecnologia a partir da análise das reações e declarações de estudantes e professores-pesquisadores ao estabelecerem as primeiras conversas com essa simulação do patrono da educação brasileira. Ressaltamos a necessidade de se fazer um uso crítico, reflexivo e criativo dessa IAGen na educação, destacando a importância de uma abordagem pedagógica alinhada aos princípios freirianos, que promova o diálogo, a cocriação, a curiosidade, a imaginação, a capacidade de conjecturar, de comparar, de duvidar das respostas geradas e de buscar fontes confiáveis, visando desenvolver o pensamento crítico e a conscientização dos aprendentes.

Biografia do Autor

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pimentel é Doutor em Informática pela PUC-Rio (2006), Mestre em Informática pelo NCE-UFRJ (2002), e Bacharel em Informática pela UFRJ (1999). Professor Associado do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO, leciona disciplinas na Pós-Graduação em Informática ( Docência em Sistemas de Informação, Design Science Research, Sistemas Colaborativos, Metodologia de Pesquisa Científica), no Bacharelado em Sistemas de Informação (WebDesign, Informática na Educação) e na Licenciatura em Pedagogia a Distância (Informática na Educação). Tem extensa produção acadêmica, destacando-se o livro "Sistemas Colaborativos" (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti; e seu mais recente livro "Do email ao Facebook". É coordenador do grupo de pesquisa ComunicaTEC, focado no desenvolvimento do projeto "Tagarelas: rede social de bate-papo". É colaborador no grupo de pesquisa GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, do ProPEd/UERJ. Realiza pesquisas na área de Sistemas de Informação com ênfase em Sistemas de Conversação (bate-papo, fórum, microblog etc.) aplicados a Educação Online. (Texto informado pelo autor)

Aristóteles Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004), pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e MBA em Marketing Digital e Comunicação Online pela Universidade Castelo Branco (2024). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (Campus Nova Iguaçu) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc-UFRRJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Paulo Freire, Currículo e Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, cotidiano escolar, pedagogia da imagem, estética, cultura e identidades. Coordenador do GRPESQ Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro como representante da UFRRJ (2021-2023). Participante da RIA - Rede Internacional de Ações em Educação.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

PIMENTEL, Mariano; DE PAULA BERINO, Aristóteles. GPT PAULO FREIRE: CONVERSANDO COM UMA SIMULAÇÃO DO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: talking to a simulation of the Patron of Brazilian Education. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 63–83, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86233. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86233. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR