GPT PAULO FREIRE: CONVERSANDO COM UMA SIMULAÇÃO DO PATRONO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
talking to a simulation of the Patron of Brazilian Education
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86233Resumo
Neste artigo, apresentamos o GPT Paulo Freire, uma simulação de Paulo Freire possibilitada pela Inteligência Artificial Generativa (IAGen). Para sua criação, utilizamos o serviço GPTs, que possibilita atribuir um papel para o ChatGPT performar e possibilita criar uma base de conhecimento para apoiar a geração de suas respostas. Comparamos esse chatbot com o do episódio "Volto Já" da série Black Mirror, refletindo sobre as implicações sociais e emocionais das interações com simulações de indivíduos falecidos baseadas em seus rastros digitais. Discutimos o potencial, as limitações e desafios educacionais dessa tecnologia a partir da análise das reações e declarações de estudantes e professores-pesquisadores ao estabelecerem as primeiras conversas com essa simulação do patrono da educação brasileira. Ressaltamos a necessidade de se fazer um uso crítico, reflexivo e criativo dessa IAGen na educação, destacando a importância de uma abordagem pedagógica alinhada aos princípios freirianos, que promova o diálogo, a cocriação, a curiosidade, a imaginação, a capacidade de conjecturar, de comparar, de duvidar das respostas geradas e de buscar fontes confiáveis, visando desenvolver o pensamento crítico e a conscientização dos aprendentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariano Pimentel, Aristóteles Berino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional