EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
REFLEXÕES CRÍTICAS E PROPOSITIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85857Resumo
Neste artigo, reflete-se sobre a utilização de inteligência artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem, visando contribuir com o debate crítico acerca do tema IA e educação. Objetiva-se, assim, mapear artigos encontrados na produção científica brasileira sobre a temática no sentido de elencar as principais proposições necessárias ao uso da IA no contexto da Educação privilegiando a abordagem crítica sobre o tema. Para isso, recorreu-se à pesquisa bibliográfica para fundamentar a análise e a investigação do tipo estado do conhecimento para o levantamento das proposições. Elencam-se oito proposições sobre o uso da IA na educação, considerando-se uma abordagem crítica, e conclui-se que a IA como imposição tecnológica é um convite para inovar e reafirmar os processos educacionais, bem como uma oportunidade de exercitarmos a ética e os valores humanos de forma responsável na construção de algo novo, posto que no contexto atual há, de certa forma, a impossibilidade se construir conhecimentos sem usufruir de suas possibilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 LEANDRO SILVA COSTA, Lenina Lopes Soares Silva, Pablo Castro Santos, Ana Karinne de Moura Saraiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional