EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

REFLEXÕES CRÍTICAS E PROPOSITIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.85857

Resumo

Neste artigo, reflete-se sobre a utilização de inteligência artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem, visando contribuir com o debate crítico acerca do tema IA e educação. Objetiva-se, assim, mapear artigos encontrados na produção científica brasileira sobre a temática no sentido de elencar as principais proposições necessárias ao uso da IA no contexto da Educação privilegiando a abordagem crítica sobre o tema. Para isso, recorreu-se à pesquisa bibliográfica para fundamentar a análise e a investigação do tipo estado do conhecimento para o levantamento das proposições. Elencam-se oito proposições sobre o uso da IA na educação, considerando-se uma abordagem crítica, e conclui-se que a IA como imposição tecnológica é um convite para inovar e reafirmar os processos educacionais, bem como uma oportunidade de exercitarmos a ética e os valores humanos de forma responsável na construção de algo novo, posto que no contexto atual há, de certa forma, a impossibilidade se construir conhecimentos sem usufruir de suas possibilidades.

Biografia do Autor

LEANDRO SILVA COSTA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduado em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), Mestre e Doutor em Bioquímica, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Pós Doutor nas temáticas de bioética e educação profissional no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; é Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar; fez Curso de Aperfeiçoamento em Pesquisa em Educação pelo Espaço Oficina de Ciência e Arte; Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Consultoria em Organização de Instituições Educativas e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história da educação. 

Pablo Castro Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação: Ciências Biológicas (UFRN)
Mestrado e Doutorado: Bioquímica (UFRN)
Pós doutorado em Educação(Ulisboa)

Ana Karinne de Moura Saraiva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação: Enfermagem (UERN)
Mestrado em Educacao (UFRN)
Doutorado em Enfermagem USP

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

SILVA COSTA, LEANDRO; LOPES SOARES SILVA, Lenina; CASTRO SANTOS, Pablo; KARINNE DE MOURA SARAIVA, Ana. EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES CRÍTICAS E PROPOSITIVAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 329–354, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.85857. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85857. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR