INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APORTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.84894Resumo
A recente massificação da inteligência artificial generativa (IAG) vem causando um movimento crítico e reflexivo no campo da educação, tendo em vista as suas potencialidades que evidenciam desafiadoras questões. Considerando tal contexto, este estudo analisou os aportes crítico-reflexivos acerca da compreensão de IAG, expondo questões pedagógicas relacionadas com a formação e possibilidades didáticas, com foco no cenário da educação superior. Buscou-se, como indicação metodológica, desenvolver uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica como suporte para o estudo de caso realizado no contexto do ensino superior, com 175 estudantes vinculados a um curso de formação continuada de professores, isto é, a pós-graduação lato sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em relação à inserção da IAG na prática pedagógica, 26 (16,2%) dos participantes consideraram indiferente, pouco oportuno ou não oportuno e 123 (76,4%) dos respondentes a consideram muito oportuna como dispositivo potencializador do processo educativo. As narrativas dos participantes revelam preocupação com a falta de conhecimento e lacunas formativas no desenvolvimento de competências e fluência digital. Contudo, as potencialidades de integração da IAG na prática pedagógica, evidenciadas nas narrativas dos participantes, remetem-nos a variadas possibilidades no contexto do processo de ensino e aprendizagem. O estudo conclui que a inserção da IAG na educação superior requer cuidadosa análise crítica e conhecimento das potencialidades dessa tecnologia, valorizando-se o contexto social, político e econômico e, sobretudo, estabelecendo-se um processo dialógico de reflexão crítica, alinhado com a promoção da formação emancipatória e cidadã.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eniel do Espírito Santo, Mary Valda Souza Sales, André Luiz Carvalho Ottoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional