INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APORTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.84894

Resumo

A recente massificação da inteligência artificial generativa (IAG) vem causando um movimento crítico e reflexivo no campo da educação, tendo em vista as suas potencialidades que evidenciam desafiadoras questões. Considerando tal contexto, este estudo analisou os aportes crítico-reflexivos acerca da compreensão de IAG, expondo questões pedagógicas relacionadas com a formação e possibilidades didáticas, com foco no cenário da educação superior. Buscou-se, como indicação metodológica, desenvolver uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa bibliográfica como suporte para o estudo de caso realizado no contexto do ensino superior, com 175 estudantes vinculados a um curso de formação continuada de professores, isto é, a pós-graduação lato sensu em Tecnologias e Educação Aberta e Digital, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Em relação à inserção da IAG na prática pedagógica,  26 (16,2%) dos participantes consideraram indiferente, pouco oportuno ou não oportuno e 123 (76,4%) dos respondentes a consideram muito oportuna como dispositivo potencializador do processo educativo. As narrativas dos participantes revelam preocupação com a falta de conhecimento e lacunas formativas no desenvolvimento de competências e fluência digital. Contudo, as potencialidades de integração da IAG na prática pedagógica, evidenciadas nas narrativas dos participantes, remetem-nos a variadas possibilidades no contexto do processo de ensino e aprendizagem. O estudo conclui que  a inserção da IAG na educação superior requer cuidadosa análise crítica e conhecimento das potencialidades dessa tecnologia, valorizando-se o contexto social, político e econômico e, sobretudo, estabelecendo-se um processo dialógico de reflexão crítica, alinhado com a promoção da formação emancipatória e cidadã.

Biografia do Autor

Eniel do Espírito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Educação (2008), com pós-doutorado em Educação, pela Flórida Christian University, Estados Unidos (2016). Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Gestão Integrada de Organizações, Bacharel em Administração e Licenciado em Pedagogia. Professor adjunto no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor permanente nos cursos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGCID/UFRB) e do curso de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/UFBA). Coordena o Programa de Extensão Digital para Qualificação Discente e o Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais para a Comunidade UFRB. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Formação e Investigação em Práticas de Ensino (FIPE) e Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), desenvolvendo investigações nas temáticas das Tecnologias Digitais na Educação; Competências Digitais dos Professores; Aprendizagem Online e Diversão Emancipatória. Integra a MetaRed TIC Brasil e Associação Universidade em Rede (UniRede). Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) para os atos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação.

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação (UFBA) com Pós-Doutorado em Educação e Tecnologia (Universidade de Coimbra/CEIS20), Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Licenciada em Pedagogia (UCSal). Foi Gerente de Pós-Graduação, junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia de 2022 a 2024, foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) no período de 2019 a 2022; Vice-Presidente Forpred NE no período de 2019-2021. É Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação - Campus I (Salvador), atuando na graduação e na pós graduação como professora permanente (Mestrado e Doutorado). Líder do grupo de pesquisa ForTEC. Pesquisadora do campo do currículo, tecnologias, formação e EaD.

André Luiz Carvalho Ottoni, Universidade Federal de Ouro Preto

André Luiz Carvalho Ottoni é doutor (2022) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação (2015) e mestrado (2016) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Além disso, possui formação técnica em Planejamento e Gestão em Tecnologia da Informação pelo CEFET-MG. Foi docente no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2018 até 2024). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Computação (DECOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui 19 artigos publicados em periódicos, 37 trabalhos completos em congressos e é revisor de periódicos internacionais. Tópicos de pesquisa: Inteligência Artificial, Aprendizado Profundo, Aprendizado por Reforço, AutoML e Robótica Inteligente

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Publicado

10-02-2025

Como Citar

SANTO, Eniel do Espírito; SOUZA SALES, Mary Valda; CARVALHO OTTONI, André Luiz. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: APORTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICO-REFLEXIVA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 22–40, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.84894. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/84894. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR