O NEOFASCISMO DISPUTANDO A EDUCAÇÃO NO BRASIL: FASCISMO COMO DETERMINANTE DO ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.83593

Resumo

Após 2013, movimentos reacionários e conservadores que já existiam e que defendiam posições antidemocráticas e neofascistas ganharam musculatura e projeção. Uma parcela desses movimentos é caracterizada como pertencente à nova direita, também chamada de novo conservadorismo (LACERDA, 2019). E, o Escola sem Partido (ESP) é considerado um dos integrantes dessa nova direita. A influência de tais grupos contribuiu para a efetivação do golpe que destituiu Dilma em 2016, para a eleição de Jair Bolsonaro como Presidente em 2018, o que, consequentemente, desembocou na situação de intolerância em que o país se encontra. Ou seja, compreender estes grupos, como atuam, quais a suas intenções e influências, pode ajudar a entender o atual cenário brasileiro. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar que o fascismo é um determinante do ESP, condicionado e influenciando a sua existência. De acordo com o Materialismo Histórico Dialético – orientação teórico-metodológica deste trabalho – as determinações são traços constitutivos dos fenômenos estudados, outros fenômenos que se conectam ao objeto de estudo e influenciam as ações, a maneira de existir do mesmo. Através da pesquisa bibliográfica, nos valendo, principalmente, das contribuições de Eco (2018) e Konder (2009) sobre o fascismo, o estudo aponta diversas similaridades e características fascistas no ESP que põem em risco a liberdade de ensinar e de aprender, contribuído para uma constante perseguição a educadores/as, evidenciando assim como o fascismo se configura como uma das determinações do referido movimento reacionário.

Biografia do Autor

Hilheno Oliveiral Miranda, PPGEd UESB

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED); Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).
E-mail: hilheno@hotmail.com
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1871-1065

Ennia Débora Passos Braga Pires, PPGED - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).
Email: enniadebora@uesb.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3924-4996

Soane Santos Silva, PPGED - UESB

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Programa de Pós-Graduação em Educação PPGed/UESB; Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).
E-mail: soanesilva@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3807-1798

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

OLIVEIRAL MIRANDA, Hilheno; PASSOS BRAGA PIRES, Ennia Débora; SANTOS SILVA, Soane. O NEOFASCISMO DISPUTANDO A EDUCAÇÃO NO BRASIL: FASCISMO COMO DETERMINANTE DO ESCOLA SEM PARTIDO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 518–539, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.83593. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/83593. Acesso em: 24 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE ENSINAR, APRENDER E PESQUISAR