NARRATIVAS DOCENTES ALFABETIZADORAS: MARCAS DE UM CURRÍCULO EM PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.74383

Palavras-chave:

alfabetização, leitura, (re)construção pedagógica.

Resumo

O Trabalho sintetiza visões, fala, cheiros e afetos de professoras alfabetizadoras em torno de seu exercício prático de um currículo antirracista no tocante a alfabetização. Pensando em como a implementação da lei 10639/03 que completa 20 anos fomentou o debate reflexivo e alicerçou este modelo de práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas.

Biografia do Autor

Patricia Raquel Baroni, UFRJ

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro doutora em Educação formada pelo PPGE UFES coordenadora do grupo de pesquisa e extensão Ecologias do Narrar

André Luis de Abreu Oliveira, PPGE UFRJ

Professor pesquisador da Educação Basica. Interessado pelo desenvolvimento das praticas nosdoscoos cotidianos escolares na Barixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro

Raquel Falcão, UFRJ

Orientadora educacional na rede privada de ensino, mestranda em educação pelo PPGE/UFRJ

Referências

ERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1 artes de fazer. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CLEBSCH, A. B.; BOCHECO, O. Formação docente para refletir e agir em prol da alfabetização científica no processo de ensino aprendizagem. Colóquio Internacional de Educação, Editora Unoesc, v. 2, n. 1, p. 811-823, 2014.

COLELLO, S. M. G. A escola que (não) ensina a ler e a escrever. São Paulo: Summus, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo Sem Fronteiras, Belo Horizonte, v.12, n. 1, p.98-109, abr. 2012.

SAMPAIO, C.S; RIBEIRO, T. Pesquisas com os cotidianos e formação docente: artes de fazer com. IN: GARCIA, A. OLIVEIRA, I. B. Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Rio de Janeiro: DP; FAPERJ, 2014

Downloads

Publicado

09-01-2024

Como Citar

BARONI, Patricia Raquel; OLIVEIRA, André Luis de Abreu; FALCÃO, Raquel. NARRATIVAS DOCENTES ALFABETIZADORAS: MARCAS DE UM CURRÍCULO EM PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 96–106, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.74383. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/74383. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS