CONTO MARAVILHOSO, FÁBULA E AQUARELA: A OBRA DE BEATRIX POTTER E A DIVERSIDADE NO OLHAR PARA A LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Gabriela Regina Soncini Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40611

Palavras-chave:

Beatrix Potter, Literatura Infantil, Fábula, Conto de Fadas, Ilustração.

Resumo

Este artigo pretende realizar uma breve análise de alguns aspectos da obra da escritora inglesa Beatrix Potter, no que concerne aos elementos diversos que a obra da autora e ilustradora representa, como características narrativas da fábula e do conto maravilhoso, fazendo um movimento de toque no Reino Encantado, como nos aponta o teórico J.R.R.Tolkien (2013). Esse entrelugar que a obra da escritora representa, também pode ser analisado no toque sutil de suas aquarelas presentes em toda sua obra, na preocupação com o formato dos livros para as crianças e o espaço de criação. Com isso, esse trabalho pretende apresentar Beatrix Potter como uma importante escritora para se estudar e salientar a diversidade presente nos textos destinados à criança, tal como nos coloca o teórico Peter Hunt (2010), ampliando assim, um olhar singular dentro da pesquisa acadêmica para a literatura infantil.

Biografia do Autor

Gabriela Regina Soncini, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda no programa de pós-graduação em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2019-07-15

Como Citar

Soncini, G. R. (2019). CONTO MARAVILHOSO, FÁBULA E AQUARELA: A OBRA DE BEATRIX POTTER E A DIVERSIDADE NO OLHAR PARA A LITERATURA INFANTIL. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29), 137–151. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.40611