A IDENTIDADE E A DIFERENÇA NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM DIÁLOGO COM AS CULTURAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70800Keywords:
Identidade, diferença, pedagogia.Abstract
A presente resenha surge pela necessidade de refletir sobre a questão de cultura e identidade no contexto escolar, numa altura em que o campo da identidade, diferença e estudos culturais tem mostrado disputas de forcas antagónicas, de um lado, as hegemónicas e, de outro as étnicas. Longe de ser uma questão fechada Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Kathryn Woodward na escrita do livro "Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais" convocam-nos a mergulhar na visão pós-estruturalista a fim de compreender que a identidade não é fixa, ela desloca e não é localizável e, que a globalização cria o hibridismo e o entre-lugar para novos alojamentos das identidades no cenário global. O texto aponta para a compreensão das identidades num cenário de fluidos automáticos que caracterizam a cultura no contexto da globalização, quebrando a visão essencialista, dando lugar a nova concepção: a diferença e hibridismo cultural.
References
BHABHA, Homi. O terceiro espaço (entrevista conduzida por Jonathan Rutherford). Revista do Património Histórico e Artístico Nacional, 24, p. 35-41, 1996.
DA SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart & WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petropolis: Editora Vozes, 2019.
FOUCAULT, Michael. The Care of the Self. Harmondsworth: Penguin, 1988.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pos-modernidade. [trad. Tomaz Tadeu da Siva & Guacira Lopes Louro]. Rio de Janeiro: DP&A, 2009.
LACLAU, Ernesto. New Reflections on the Revolution of our Time. Londres: verso, 1990.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Florentino Maria Lourenço

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License