A IDENTIDADE E A DIFERENÇA NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM DIÁLOGO COM AS CULTURAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.70800Palavras-chave:
Identidade, diferença, pedagogia.Resumo
A presente resenha surge pela necessidade de refletir sobre a questão de cultura e identidade no contexto escolar, numa altura em que o campo da identidade, diferença e estudos culturais tem mostrado disputas de forcas antagónicas, de um lado, as hegemónicas e, de outro as étnicas. Longe de ser uma questão fechada Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Kathryn Woodward na escrita do livro "Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais" convocam-nos a mergulhar na visão pós-estruturalista a fim de compreender que a identidade não é fixa, ela desloca e não é localizável e, que a globalização cria o hibridismo e o entre-lugar para novos alojamentos das identidades no cenário global. O texto aponta para a compreensão das identidades num cenário de fluidos automáticos que caracterizam a cultura no contexto da globalização, quebrando a visão essencialista, dando lugar a nova concepção: a diferença e hibridismo cultural.
Referências
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