A IDENTIDADE E A DIFERENÇA NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM DIÁLOGO COM AS CULTURAS

Autores

  • Florentino Maria Lourenço Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores da UERJ/FFP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(a)s Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC-FFP/UERJ). . https://orcid.org/0000-0002-4135-7706

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70800

Palavras-chave:

Identidade, diferença, pedagogia.

Resumo

A presente resenha surge pela necessidade de refletir sobre a questão de cultura e identidade no contexto escolar, numa altura em que o campo da identidade, diferença e estudos culturais tem mostrado disputas de forcas antagónicas, de um lado, as hegemónicas e, de outro as étnicas. Longe de ser uma questão fechada Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall e Kathryn Woodward na escrita do livro "Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais" convocam-nos a mergulhar na visão pós-estruturalista a fim de compreender que a identidade não é fixa, ela desloca e não é localizável e, que a globalização cria o hibridismo e o entre-lugar para novos alojamentos das identidades no cenário global. O texto aponta para a compreensão das identidades num cenário de fluidos automáticos que caracterizam a cultura no contexto da globalização, quebrando a visão essencialista, dando lugar a nova concepção: a diferença e hibridismo cultural.

Biografia do Autor

Florentino Maria Lourenço, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Faculdade de Formação de Professores da UERJ/FFP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(a)s Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC-FFP/UERJ). .

Mocambique

Doutorandoem Educação pelo Programa de Pós-Graduação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da(a)s Infância(s), Formação de Professores (as) e Diversidade Cultural (GIFORDIC-FFP/UERJ). Mestre em Pedagogia e Didáctica pela Universidade Metodista Unida de Moçambique. Licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica de Moçambique.

Referências

BHABHA, Homi. O terceiro espaço (entrevista conduzida por Jonathan Rutherford). Revista do Património Histórico e Artístico Nacional, 24, p. 35-41, 1996.

DA SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart & WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Petropolis: Editora Vozes, 2019.

FOUCAULT, Michael. The Care of the Self. Harmondsworth: Penguin, 1988.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pos-modernidade. [trad. Tomaz Tadeu da Siva & Guacira Lopes Louro]. Rio de Janeiro: DP&A, 2009.

LACLAU, Ernesto. New Reflections on the Revolution of our Time. Londres: verso, 1990.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

LOURENÇO, Florentino Maria. A IDENTIDADE E A DIFERENÇA NO ESPAÇO DA ESCOLA: UM DIÁLOGO COM AS CULTURAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, p. 176–182, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70800. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70800. Acesso em: 28 abr. 2024.