POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INCIAIS PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E TEORIA HISÓTICO-CULTURAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.70703

Keywords:

Educação Matemática, Anos Iniciais, Pensamento Algébrico, Formação de Professores.

Abstract

Luis Radford e Vanessa Dias Moretti apresentam o livro Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural, publicado em 2021 pela Editora Livraria da Física.  Com a participação de quinze pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países. o livro está dividido em doze capítulos que incialmente apresentam o aporte teórico da Teoria da Objetivação (TO) e da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (THCA), além de pesquisas que descrevem ideias concretas sobre o processo lógico-histórico de construção de conceitos algébricos em tarefas de ensino, como o uso do jogo Mancala e do desenvolvimento de habilidades algébricas para além da aritmética generalizada, abordando temas como a atividade semiótica de alunos no sequenciamento de padrões e o significado do símbolo de igualdade como indicação de equivalência entre membros de uma equação. O livro traz ainda significativas contribuições para a alfabetização algébrica de estudantes dos Anos Iniciais e para a formação inicial e continuada de professores, favorecendo ainda às pesquisas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre o pensamento algébrico nos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Author Biography

Débora Andrade da Silva Righi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF, sou professora atuante nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas prefeituras do Rio de Janeiro e São Gonçalo. Atualemnte, sou mestranda no curso de Mestrado em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da FFP (UERJ) onde integro o Grupo de Pesquisa Tri-Vértice. Atuamente, tenho me dedicado às pesquisas sobre o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco o professor polivalente.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FREORE, P. Pedagogia da solidariedade. São Paulo: Paz & Terra, 2016.

ILYENKOV, E. V. Dialectical logic. Moscow: Progress Publishers, 1977.

LEONT’EV A. N. Actividad, conciencia y personalidade, México: Cartago, 1984.

MOURA, Moura. Significação do controle do movimento das quantidades: Uma perspectiva histórico-cultural. In: RADFORD, Luis; MORETTI, Vanessa. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Editora da Física, 2021. p.57-76.

RADFORD, Luis; MORETTI, Vanessa. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Editora da Física, 2021.

SANTOS, F. Moretti, V. O pensamento algébrico de professores dos anos iniciais: desenvolvimento do pensamento teórico com a mediação de conceitos da álgebra. In:

RADFORD, Luis; MORETTI, Vanessa. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural. São Paulo: Editora da Física, 2021. p.57-76.

Published

2023-03-31

How to Cite

RIGHI, Débora Andrade da Silva. POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INCIAIS PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO E TEORIA HISÓTICO-CULTURAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 350–354, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.70703. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70703. Acesso em: 11 may. 2025.