Contribuições da neurociência cognitiva à didática da matemática:

uma intersecção necessária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.86779

Palavras-chave:

didática, matemática, neurodidática, processos cognitivos

Resumo

Esta resenha apresenta a obra “Didática da Matemática e a mobilização de processos cognitivos: reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos do ato de ensinar”, escrita pela Prof.ª Dr.ª Lucélida de Fátima Maia da Costa e publicada pela Livraria da Física, em 2024. A obra, lançada no X Simpósio de Neurodidática, em abril de 2024, em Manaus, Amazonas, busca substanciar contribuições da neurociência cognitiva em intersecção com a Educação, por meio da Didática. As inferências sugeridas a partir da neurodidática revelam um momento de olhar para o ensino da Matemática sob um ângulo contemporâneo, entendendo que a Matemática, por essência, é criativa e emocionante. Compreendendo aspectos teórico-metodológicos, a autora acredita que a correta mobilização dos processos cognitivos é capaz de contribuir para o ato de ensinar.

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Publicado

07-11-2025

Como Citar

JACQMINUT, Carla Caroline Brandão; GUEDES DA SILVA, Thaiany. Contribuições da neurociência cognitiva à didática da matemática:: uma intersecção necessária. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 83, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.86779. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/86779. Acesso em: 30 nov. 2025.

Edição

Seção

Resenhas