Contribuições da neurociência cognitiva à didática da matemática:
uma intersecção necessária
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.86779Palavras-chave:
didática, matemática, neurodidática, processos cognitivosResumo
Esta resenha apresenta a obra “Didática da Matemática e a mobilização de processos cognitivos: reflexões sobre aspectos teórico-metodológicos do ato de ensinar”, escrita pela Prof.ª Dr.ª Lucélida de Fátima Maia da Costa e publicada pela Livraria da Física, em 2024. A obra, lançada no X Simpósio de Neurodidática, em abril de 2024, em Manaus, Amazonas, busca substanciar contribuições da neurociência cognitiva em intersecção com a Educação, por meio da Didática. As inferências sugeridas a partir da neurodidática revelam um momento de olhar para o ensino da Matemática sob um ângulo contemporâneo, entendendo que a Matemática, por essência, é criativa e emocionante. Compreendendo aspectos teórico-metodológicos, a autora acredita que a correta mobilização dos processos cognitivos é capaz de contribuir para o ato de ensinar.
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