Práticas pedagógicas com metodologias ativas no ensino técnico em enfermagem:

desafios na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2025.84794

Palavras-chave:

ensino remoto, metodologia ativa, técnico em enfermagem

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção dos estudantes em relação às práticas educacionais no âmbito do curso técnico em enfermagem. Optou-se pelo estudo etnográfico digital. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, acerca do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Os resultados indicaram a necessidade de maior atenção às dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante as aulas remotas no contexto da pandemia. Nesse sentido, o estudo propõe uma sequência didática (SD), visando auxiliar os estudantes a desenvolverem estratégias de estudo adaptadas ao seu contexto de vida e experiências pessoais. Essa perspectiva não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem e o curso em si, mas também ressalta a importância da educação no contexto atual. Portanto, a pesquisa busca contribuir no curso técnico em enfermagem e, por conseguinte, para a formação dos futuros profissionais da área.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

FLORÊNCIO, Patrícia Cavalcante de Sá; MELO, André Luis Canuto Duarte; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Práticas pedagógicas com metodologias ativas no ensino técnico em enfermagem:: desafios na contemporaneidade. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 26, n. 83, 2025. DOI: 10.12957/teias.2025.84794. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/84794. Acesso em: 30 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua