Práticas pedagógicas com metodologias ativas no ensino técnico em enfermagem:
desafios na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84794Palavras-chave:
ensino remoto, metodologia ativa, técnico em enfermagemResumo
Este artigo apresenta um estudo exploratório de natureza qualitativa, cujo objetivo é analisar a percepção dos estudantes em relação às práticas educacionais no âmbito do curso técnico em enfermagem. Optou-se pelo estudo etnográfico digital. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online, acerca do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Os resultados indicaram a necessidade de maior atenção às dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante as aulas remotas no contexto da pandemia. Nesse sentido, o estudo propõe uma sequência didática (SD), visando auxiliar os estudantes a desenvolverem estratégias de estudo adaptadas ao seu contexto de vida e experiências pessoais. Essa perspectiva não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem e o curso em si, mas também ressalta a importância da educação no contexto atual. Portanto, a pesquisa busca contribuir no curso técnico em enfermagem e, por conseguinte, para a formação dos futuros profissionais da área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.
