Conhecimento curricular da geometria:

um estudo com professores dos anos iniciais

Autores

  • Afonso Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Alves de Azerêdo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.80128

Palavras-chave:

conhecimento curricular, geometria, ensino de matemática, anos iniciais

Resumo

Este artigo aborda o ensino de matemática, especificamente, o eixo temático geometria. Tem como objetivo discutir o conhecimento curricular da geometria apresentado por professores dos anos iniciais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, realizada com 37 professores dos anos iniciais, cuja interpretação dos dados se baseou nas técnicas de análise de conteúdo. Como resultado, apontou-se para questões importantes sobre o quê, quando e por que ensinar geometria nos anos iniciais de escolarização. Os professores sinalizaram diferentes razões para o ensino da geometria, tais como: a presença do conteúdo geométrico no cotidiano, o desenvolvimento do pensamento geométrico e a apropriação de noções de localização e deslocamento no espaço. Os dados mostraram que o ensino das figuras geométricas emerge como principal conteúdo abordado em sala de aula. Além disso, os professores não demonstraram trabalhar com plantas baixas, croquis e noções de lateralidade (esquerda e direita), o que pode indicar fragilidades no ensino da geometria.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

Junior, A., & Alves de Azerêdo, M. (2024). Conhecimento curricular da geometria: : um estudo com professores dos anos iniciais. Revista Teias, 25(76), 167–180. https://doi.org/10.12957/teias.2024.80128

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua