Itinerâncias metodológicas da pesquisa e da formação:

dialogando com a obra de Roberto Sidnei Macedo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.79786

Palavras-chave:

currículo e educação universitária, pesquisa acadêmico-científica, projeto de pesquisa, relatório de pesquisa

Resumo

Diariamente, buscamos dar ‘sentidossignificações’ ao mundo em que nos inserimos. Desse modo, e compreendendo a indissociabilidade entre as atividades de pesquisa e o processo formativo, objetivamos, neste artigo, apresentar um relato reflexivo (Lourau, 1975) da obra de Roberto Sidnei Macedo, intitulada A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação, publicada em 2020, aproximando suas ideias/pensamentos às de interlocutores diversos que dão sustentação aos estudos/pesquisas que desenvolvemos, junto a nossos orientandos da pós-graduação stricto sensu, no grupo de pesquisa em que atuamos. Com base em nossas itinerâncias curriculares e nas experiências como docentes-formadoras implicadas, corroboramos o pensamento do autor, reafirmando nossa compreensão do ato de pesquisar como um processo coletivo, multirreferencial, dialógico e interativo.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

AMARAL, Mirian; VELLOSO DA SILVA SEIXAS, Luciana. Itinerâncias metodológicas da pesquisa e da formação:: dialogando com a obra de Roberto Sidnei Macedo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 153–166, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.79786. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/79786. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua