Itinerâncias metodológicas da pesquisa e da formação:
dialogando com a obra de Roberto Sidnei Macedo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.79786Palavras-chave:
currículo e educação universitária, pesquisa acadêmico-científica, projeto de pesquisa, relatório de pesquisaResumo
Diariamente, buscamos dar ‘sentidossignificações’ ao mundo em que nos inserimos. Desse modo, e compreendendo a indissociabilidade entre as atividades de pesquisa e o processo formativo, objetivamos, neste artigo, apresentar um relato reflexivo (Lourau, 1975) da obra de Roberto Sidnei Macedo, intitulada A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação, publicada em 2020, aproximando suas ideias/pensamentos às de interlocutores diversos que dão sustentação aos estudos/pesquisas que desenvolvemos, junto a nossos orientandos da pós-graduação stricto sensu, no grupo de pesquisa em que atuamos. Com base em nossas itinerâncias curriculares e nas experiências como docentes-formadoras implicadas, corroboramos o pensamento do autor, reafirmando nossa compreensão do ato de pesquisar como um processo coletivo, multirreferencial, dialógico e interativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.