Libras e educação de surdos:

estado da arte dos sinais para o ensino das atividades circenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.78880

Palavras-chave:

língua brasileira de sinais, alunos surdos, atividades circenses

Resumo

o ensino das atividades circenses no contexto escolar, utilizando a Língua Brasileira de Sinais. No ano de 2022, foi realizada uma breve pesquisa em portais acadêmicos, constatando a escassez de literatura que embasasse o planejamento de aulas de circo para alunos surdos. Diante dessa escassez, buscamos estabelecer parcerias com projetos de extensão ligados à Universidade Federal Fluminense, como os projetos de pesquisa e extensão Libras, Linguística e Divulgação (LiLinDiv) e Prax-circense. Mesmo diante da escassa literatura foi possível identificar sinais já existentes para as atividades circenses, num quantitativo de 37 sinais as quais foram sistematizadas em um glossário, disponibilizado por meio da Plataforma Libras Acadêmica UFF da Universidade Federal Fluminense. Os dados obtidos neste estudo permitiram identificar lacunas na existência de sinais na Língua Brasileira de Sinais no que se refere às atividades circenses, além da falta de sinais para os procedimentos didático-pedagógicos. Além disso, estimamos que essas sínteses possam fornecer subsídios para futuras pesquisas nessa área.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

LOURENÇO DE AMORIM CORRÊA, Ingrid Amorim; GARCIA DA SILVA, Elizandra; PRADO DAWES, Tathianna. Libras e educação de surdos:: estado da arte dos sinais para o ensino das atividades circenses . Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 411–424, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.78880. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/78880. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua