Educação vacinal no ensino de ciências da natureza:

um olhar para os livros didáticos dos projetos integradores do novo ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.78059

Palavras-chave:

alfabetização científica, alfabetização midiática, ensino sobre vacinas, educação em saúde

Resumo

No contexto brasileiro pós-pandêmico e de declínio vacinal, o presente estudo teve o objetivo de analisar o tema vacinas nos livros didáticos dos projetos integradores, da área de ciências da natureza e suas tecnologias, recém-chegados na educação básica em função da reforma do ensino médio. Em uma perspectiva qualitativa, por meio de análise de conteúdo, onze livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021 foram analisados. De forma preocupante, dois não apresentaram qualquer menção ao tema vacinas. Em contrapartida, nove livros destacaram-se em discussões envolvendo as relações entre o tema, a ciência e a sociedade, evidenciando as discussões que envolvem a identificação de informações falsas em redes sociais, decorrentes de movimentos antivacinas. Entretanto, a produção, o funcionamento biológico das vacinas e do processo imunológico do organismo foi deficitário. Assim, defende-se adequações aos editais do PNLD, incentivo aos docentes e à sua formação para aprofundar a temática, em especial suas deficiências, em favor do desenvolvimento de conhecimentos necessário para uma educação sobre vacinas que contribua para os processos de alfabetização científica e midiática e para a formação cidadã na educação em ciências escolar.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

UMERES, Isabella Carolina; VENTURI, Tiago. Educação vacinal no ensino de ciências da natureza:: um olhar para os livros didáticos dos projetos integradores do novo ensino médio. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 252–266, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.78059. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/78059. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua