Que lugar ocupa a interculturalidade na formação docente?
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.76473Palavras-chave:
currículo, formação inicial, pedagogia, interculturalidade, internacionalizaçãoResumo
Estudos voltados para a interculturalidade e a educação intercultural estão sendo discutidos cada vez mais na formação profissional docente, a fim de que se possa compreender como esse conceito reflete nas relações sociais e na formação dos sujeitos. Entretanto, percebem-se lacunas nas discussões, havendo a necessidade de ampliar este debate nos espaços acadêmicos e escolares. Dessa forma nesta pesquisa, pretende-se aprofundar os conceitos de interculturalidade apresentados por alguns estudiosos do campo. Tem por objetivo analisar o lugar que ocupa a interculturalidade em uma proposta curricular de formação inicial do pedagogo, e como a Internacionalização do Currículo contribui com as práticas interculturais. A geração de dados se deu a partir da análise da matriz curricular do curso de Pedagogia, e Projeto Pedagógico de Curso da instituição analisada. Para auxiliar-nos teoricamente contamos com o pensamento crítico de autores que foram a principal referência neste estudo, como Candau (2008, 2011, 2012, 2016, 2022), Walsh (2001, 2005, 2009) e Fleuri (2003, 2014, 2018), além dos demais autores que compuseram o quadro teórico e que contribuíram com o desenvolvimento da pesquisa. A partir das análises, conclui-se que há um certo silenciamento em relação a interculturalidade nos documentos curriculares analisados, podemos perceber que a Internacionalização do Currículo- IoC poderia contribuir para uma formação mais abrangente, de modo que passe a incluir conteúdos e temas relacionados às diferentes culturas e realidades existentes no mundo. Entende-se que os pedagogos precisam estar preparados para trabalhar com estudantes de diferentes culturas e promover a inclusão e a equidade em sala de aula.
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