Aterrando políticas obscurantistas:

uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.76461

Palavras-chave:

currículo, conversa complicada, ecologia, reformas educacionais

Resumo

Em virtude do reflexo gerado nos últimos meses a partir da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no país, este ensaio teórico tem por objetivo traçar diálogos entre a filosofia latouriana e as conversas complicadas sobre currículo, tecidas por William Pinar, dando base para pensar em formas de orientação perante a desterritorialização ampliada pelas mutações climáticas e aos impactos gerados pelas políticas públicas em nosso saber-fazer-artístico docente. O cenário político atual, marcado por manifestações e pela protocolação do PL n. 2.601/2023, abriu espaço para pensar em currículos outros, construídos a partir do diálogo entre seres-terrestres, partindo de suas experiências de vida e saberes produzidos com/no/sobre o ambiente em que (co)habitam. Ao propor, neste artigo, uma reconstrução do passado indolente, marcado pela imposição de políticas públicas nefastas a partir de interesses das elites obscurantistas, esperançamos a (re)construção de um currículo pautado em geo-histórias, orientando os terrestres frente a mutações climáticas e os politizando para a superação de uma globalização individualista e segregante.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

COELHO, Guilherme de Azeredo; DE ABREU, Rozana Gomes; MILANEZ, Juliana. Aterrando políticas obscurantistas: : uma discussão curricular sobre possibilidades de conversas (complicadas) no Antropoceno. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 458–469, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.76461. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/76461. Acesso em: 24 jan. 2025.

Edição

Seção

Ensaios