As competências da cultura:

a interculturalidade funcional na Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.75985

Palavras-chave:

currículo, interculturalidade, BNCC

Resumo

Neste artigo debatemos como a diversidade cultural é abordada na Base Nacional Comum Curricular. O trabalho foi construído a partir da análise do documento, seguindo as orientações da pesquisa documental e em diálogo com parte da bibliografia crítica do campo do currículo (Silva, 2008; Cury, Reis, Zanardi, 2018). Averiguamos a recorrência do tema da cultura nas competências gerais da educação básica e nas demais competências previstas pelas diferentes áreas do conhecimento estabelecidas pela Base, construindo o discurso que diz se tratar de um documento que visa construir currículos interculturais na educação básica. Contudo, concluímos que a própria noção de competência é uma abordagem que reforça e referenda o ideário neoliberal que, por princípio, é monocultural. Deste modo, a suposta valorização da diversidade cultural presente na BNCC é na verdade uma expressão do que Tubino (2005) chama de interculturalidade funcional, quer dizer, ações que dizem promover a tolerância, mas sem tocar nas causas das assimetrias sociais e culturais hoje vigentes, o que torna o diálogo intercultural inautêntico.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

CORDEIRO, Albert. As competências da cultura: : a interculturalidade funcional na Base Nacional Comum Curricular. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 293–305, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.75985. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75985. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua