A pesquisa como princípio pedagógico, juventudes e pluralidades:
lentes para uma crítica da padronização curricular do ensino médio no contexto da Lei 13.415/2017
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.75984Palavras-chave:
pesquisa como princípio pedagógico, juventudes, pluralidades, novo ensino médioResumo
O objetivo deste artigo é compreender como, afinal, a pesquisa como princípio pedagógico, a partir das relações entre juventudes e pluralidades, pode ser compreendida atualmente como contraponto das tentativas de padronização curricular. Para tal empreendimento, a reflexão segue três momentos. No primeiro, dirigimos nosso olhar para a emergência da categoria juventude(s). No segundo momento do artigo, problematizamos a pesquisa como princípio pedagógico destacando que, além da crítica aos modelos transmissivos, deve-se incorporar a esse princípio uma crítica às tentativas de padronização curricular. No terceiro momento, analisamos o teor de dois documentos oficiais do currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM/2012) e da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC/2018), tendo como foco compreender quais as concepções de pesquisa que constam nesses documentos. A proposta desta reflexão se insere em um contexto de ampliação das discussões públicas acerca do currículo, especialmente do chamado Novo Ensino Médio. Refletindo junto às teorias críticas, entendemos que este estudo contribui para a constituição de um material elaborado em um momento no qual se vislumbram possibilidades para o surgimento de um currículo emergente que pode ser dirigido à criação de possibilidades de emancipação.
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