Questões de gênero e direitos humanos nos currículos brasileiros:

uma análise dos cursos de graduação em publicidade e propaganda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.75959

Palavras-chave:

currículo, publicidade, direitos humanos, gênero

Resumo

O artigo apresenta uma análise dos projetos pedagógicos dos bacharelados em publicidade e propaganda das universidades federais ofertadas no Brasil, numa perspectiva interseccional e decolonial. O saber publicitário é fortemente pautado em práticas de mercado e na lógica dos preceitos neoliberais, na qual o ideal de aprendizagem se foca em estereótipos redutores, e pouco preocupado com questões humanísticas voltadas para a diversidade e os direitos humanos. Dessa forma, é objetivo da pesquisa realizar um levantamento em torno das matrizes curriculares dos cursos, observando componentes obrigatórios e eletivas e/ou optativas, buscando compreender se os currículos oferecem na formação debates e problematizações em torno dos direitos humanos e das questões de gênero, atrelada às práticas da profissão. A metodologia é de ordem quantitativa, qualitativa e exploratória. Como resultados, foi possível compreender permanências e rupturas nas temáticas pedagógicas clássicas do curso, sobre os avanços, observamos a inclusão de componentes eletivas com temáticas de interesse da pesquisa e um deslocamento para práticas mais decoloniais das referências bibliográficas.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

BARRETO JANUÁRIO, Soraya. Questões de gênero e direitos humanos nos currículos brasileiros:: uma análise dos cursos de graduação em publicidade e propaganda. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 306–319, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.75959. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75959. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua