Questões de gênero e direitos humanos nos currículos brasileiros:
uma análise dos cursos de graduação em publicidade e propaganda
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.75959Palavras-chave:
currículo, publicidade, direitos humanos, gêneroResumo
O artigo apresenta uma análise dos projetos pedagógicos dos bacharelados em publicidade e propaganda das universidades federais ofertadas no Brasil, numa perspectiva interseccional e decolonial. O saber publicitário é fortemente pautado em práticas de mercado e na lógica dos preceitos neoliberais, na qual o ideal de aprendizagem se foca em estereótipos redutores, e pouco preocupado com questões humanísticas voltadas para a diversidade e os direitos humanos. Dessa forma, é objetivo da pesquisa realizar um levantamento em torno das matrizes curriculares dos cursos, observando componentes obrigatórios e eletivas e/ou optativas, buscando compreender se os currículos oferecem na formação debates e problematizações em torno dos direitos humanos e das questões de gênero, atrelada às práticas da profissão. A metodologia é de ordem quantitativa, qualitativa e exploratória. Como resultados, foi possível compreender permanências e rupturas nas temáticas pedagógicas clássicas do curso, sobre os avanços, observamos a inclusão de componentes eletivas com temáticas de interesse da pesquisa e um deslocamento para práticas mais decoloniais das referências bibliográficas.
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