Educação em direitos humanos nos currículos dos cursos de direto de três universidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.75155

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, curso de direito, currículo

Resumo

Este estudo bibliográfico e documental de cunho qualitativo e exploratório propõe uma reflexão sobre a educação em direitos humanos no Brasil com foco na análise das matrizes curriculares dos cursos de graduação em direito de três universidades públicas brasileiras: UFPR, UFSC e USP. Os aportes teóricos consideram, sobretudo, as contribuições de Sacristán (1998; 2000), Candau (2008), Freire (1996), Arroyo (2015) e, ainda, Dibbern e Serafim (2023). A problemática questiona em que medida as matrizes curriculares e os currículos das disciplinas dos cursos de graduação em direito possibilitam a abordagem dos direitos humanos em consonância com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos? Os resultados apontam que os direitos humanos (DH) ainda são ensinados como normas e conceitos, sem um caráter pedagógico, voltado para a educação em e para direitos humanos (EDH).

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

LOPES, Luis Fernando; MATOSO, Rubiane Bakalarczyk; NOGUEIRA E SILVA, Nadia Catarina. Educação em direitos humanos nos currículos dos cursos de direto de três universidades brasileiras. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 320–333, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.75155. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/75155. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua