Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:

(in)visibilidade no processo de formação em curso de pedagogia

Autores

  • Lina Maria Moreno Molina Universidade do Oeste Paulista/ Professora do Curso de Medicina https://orcid.org/0009-0006-5711-2275
  • Marcos Vinicius Francisco Pró-Reitor de Ensino e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) https://orcid.org/0000-0002-5410-2374
  • Elsa Midori Shimazaki Universidade do Oeste Paulista/ Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unoeste); Universidade Estadual de Maringá/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM) https://orcid.org/0000-0002-2225-5667

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.74268

Palavras-chave:

políticas educacionais, educação inclusiva, projeto político-pedagógico, teoria histórico-cultural

Resumo

Por meio deste artigo objetivou-se analisar a proposta de formação de curso de pedagogia de universidade pública do interior do estado de São Paulo e as intersecções com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Na pesquisa do tipo estudo de caso, utilizou-se o recurso metodológico da análise documental alicerçada na teoria histórico-cultural. Analisou-se a legislação relativa à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, bem como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade à qual o curso de pedagogia encontra-se vinculado. Os resultados revelaram uma lacuna na abordagem da educação especial e inclusiva quando se refere à visibilidade da inclusão das pessoas com TEA nos documentos analisados, de modo que, anualmente, os futuros professores poderão estar no mercado de trabalho sem qualificação suficiente para a atuação na educação especial.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

MOLINA, Lina Maria Moreno; FRANCISCO, Marcos Vinicius; SHIMAZAKI, Elsa Midori. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista:: (in)visibilidade no processo de formação em curso de pedagogia. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 348–360, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.74268. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/74268. Acesso em: 7 dez. 2024.

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