O trabalho pedagógico em meio à pandemia:

discutindo o caso dos Institutos Federais Gaúchos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.73678

Palavras-chave:

trabalho pedagógico, pandemia, educação, institutos federais

Resumo

Em virtude das transformações sociais realizadas a partir da Pandemia Covid-19, assumiu-se o ensino remoto no Brasil no primeiro semestre de 2020, com ampla e profunda repercussão no trabalho pedagógico. Dentro de um complexo e variado conjunto de mudanças tidas em todo o território nacional, o objetivo deste estudo é investigar os impactos no trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como campo empírico os discursos de professores e professoras dos três Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) presentes no Estado do Rio Grande do Sul. Para a produção dos dados, aplicou-se um questionário on-line e fundamentou-se teórica e metodologicamente o estudo na Análise de Movimentos de Sentidos. Constatou-se haver entendimentos díspares, a manutenção/permanência das relações que já aconteciam antes do período pandêmico. Considera-se que é necessário que se compreenda o modo como cada professor(a) lida com estas “novidades”, a fim de entender a complexidade do trabalho pedagógico remoto.

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Publicado

08-02-2024

Como Citar

CALHEIROS, Vicente Cabrera; CASTAMAN, Ana Sara; FERREIRA, Liliana Soares. O trabalho pedagógico em meio à pandemia:: discutindo o caso dos Institutos Federais Gaúchos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 236–251, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.73678. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/73678. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua