A Referencialização na pesquisa em educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.51288

Palavras-chave:

Formação de professores, Avaliação, Ensino de Ciências

Resumo

Neste trabalho analisamos, a partir da proposta teórica e metodológica da Referencialização, a formação dos egressos de um curso de licenciatura e de um programa de pós-graduação. No primeiro momento abordamos os encaminhamentos e fundamentos deste processo e o modo como ele foi mobilizado no desenvolvimento de duas investigações. O objetivo é apresentar e difundir a referencialização como alternativa para o desenvolvimento das pesquisas na educação em Ciências. Como resultados são apresentadas as dimensões identificadas em cada uma das pesquisas, e em seguida, uma síntese dos principais resultados. Concluímos que a referencialização é um processo dinâmico, complexo, processual e que, ao fornecer respostas, gera também informações para nortear futuras mudanças ou adaptações ao dispositivo educativo analisado.

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

TOBALDINI DE LIMA, Barbara Grace; RICHETTI, Graziela Piccoli; ALVES-FILHO, Jose de Pinho. A Referencialização na pesquisa em educação em Ciências. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 195–205, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.51288. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/51288. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua