Justiça Social: uma trajetória conceitual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.50123

Palavras-chave:

Redistribuição, Reconhecimento

Resumo

O artigo objetiva aprofundar o debate sobre Justiça Social retomando a construção do conceito e como ele se apresenta hoje. A Justiça Social está pautada em três dimensões: Redistribuição, Reconhecimento e Representação. Transversalmente a tais dimensões, há a ideia de Justiça Social como igualdade de oportunidades e igualdade de posições. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, abordando ideias de autores como Rawls (2000a, 2000b, 2003), tratando de Redistribuição, Fraser (2006) apresentando o Reconhecimento, Young (2006) para o debate sobre Representação, e Dubet (2014) que apresenta a igualdade de oportunidades e de posições como formas de Justiça Social. O conceito Justiça Social está em constante transformação, sendo dinâmico, seguindo as especificidades das sociedades e dos sujeitos que a integram, acompanhando suas demandas e necessidades por eles apresentadas.

 

Biografia do Autor

Valeria Pereira Minussi, UFSM - Programa de Pós Graduação em Educação

Bacharel em Artes Cênicas - habilitação em interpretação teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2008).Professora da Educação Básica, pedagoga, mestra em Educação e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria na linha de Políticas Públicas e Práticas Escolares.  É participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF. Tem experiência na área de Artes Cênicas com ênfase em Teatro e em Educação.

Nara Vieira Ramos, UFSM

Licenciada em  Matemática pela UFSM (1990). Mestre em Educação - UFSM (1997), Doutora em Educação- UFRGS (2004), Pós Doutorado em Metodologias Participativas realizado na Universidade Complutense de Madri - Espanha (2012-2013).  Professora Associada III do Departamento de Fundamentos de Educação, do Centro de Educação, UFSM. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, na Linha Práticas Escolares e Políticas Públicas. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Filosofia, Cultura e Educação" e Líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Juventudes e suas Famílias - GEPIJUF.  Com experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisa com os seguintes temas: escola aberta, juventude, formação de professores, ensino fundamental e médio, participação, metodologias participativas, políticas públicas, crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de risco pessoal e social, Educação e Justiça Social.  Membro da Red CIMAS. Membro do Grupo de Investigación Cambio Educativo para la Justícia Social - GICE da Universidade Autônoma de Madri. Membro da Redsentipensante - América Latina e Europa. Autores que dialoga: Paulo Freire, Alberto Melucci, Marília Spósito, Juarez Dayrell, Carlos Rodrigues Brandão, Silvia Koller, Irene Rizzini, Tomás Villasante, entre outros. Representa o Convênio Internacional Marco entre Brasil (UFSM) e Espanha(UCM) na UFSM.

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

Pereira Minussi, V., & Ramos, N. V. (2021). Justiça Social: uma trajetória conceitual. Revista Teias, 22(64), 300–315. https://doi.org/10.12957/teias.2021.50123

Edição

Seção

Ensaios