Implicações do afeto no desenvolvimento do psiquismo dos bebês no primeiro ano de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.49885

Palavras-chave:

educação infantil, afeto, primeiro ano de vida

Resumo

O artigo discute a relevância do afeto na organização da atividade pedagógica direcionada ao desenvolvimento das capacidades humanas dos bebês no primeiro ano de vida. Por meio de um diálogo entre teoria e prática, problematiza questões do dia a dia de uma escola de educação infantil situada no interior do estado de São Paulo, com base nos referenciais da teoria histórico-cultural sobre as implicações da função afetiva nas experiências vividas pelos bebês na creche. Considerando que, nas últimas décadas, a produção de pesquisas e a constante reformulação da legislação brasileira tentaram apresentar pressupostos orientadores para a articulação entre a dimensão afetiva e o processo educativo, faz-se necessário compreender como o afeto contribui para o desenvolvimento das funções psicológicas e para o desenvolvimento das capacidades humanas na escola da infância. Os resultados elucidam que aproximar teoria e prática pode evitar equívocos conceituais sobre a dimensão afetiva e as leis de desenvolvimento dos pequenos, estabelecendo o lugar social do professor como sujeito que cuida, educa e contribui para a formação da personalidade desde os primeiros meses de vida dos bebês. 

Biografia do Autor

ERIKA Christina KOHLE, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Campus de Marília).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Campus de Marília).

Linha de Pesquisa: Teoria e práticas pedagógicas.

Bolsista Capes desde 2018.

Diretora de Escola Municipal de Ensino Fundamental da SEcretaria Municipal de Educação de Marília

 

Camila Godoy Paredes, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Campus de Marília).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Campus de Marília).

Bolsista Capes.

Linha de Pesquisa: Teoria e práticas pedagógicas.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

KOHLE, E. C., & Godoy Paredes, C. (2021). Implicações do afeto no desenvolvimento do psiquismo dos bebês no primeiro ano de vida. Revista Teias, 22(64), 241–254. https://doi.org/10.12957/teias.2021.49885

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua