Higienismo e educação escolar na cidade da Parahyba durante a Primeira República

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2021.49321

Palavras-chave:

Higienismo, Educação Escolar, Cidade da Parahyba

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo discutir de que modo o discurso higienista se fez presente na educação escolar da cidade da Parahyba no período da Primeira República, em especial no que se refere ao conhecimento geográfico da cidade. Entende-se que o debate higiênico nas escolas, bem como a criação de cadeiras de higiene, contribuíram para uma reinvenção da cidade por meio do paradigma do moderno. Para tanto, a pesquisa vem sendo realizada a partir dos estudos e procedimentos metodológicos da Geografia Histórica, através de documentos históricos, primários e secundários, que possam contribuir com o estudo histórico do espaço.

Biografia do Autor

Eliana Calado, UFPB

Pesquisadora de pós-doutorado (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da UFPB.

Professora do Departamento de Fundamentação da Educação (UFPB)

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Publicado

01-03-2021

Como Citar

CARDOSO, Carlos Augusto Amorim; CALADO, Eliana; SÁ, Nirvana. Higienismo e educação escolar na cidade da Parahyba durante a Primeira República. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 255–268, 2021. DOI: 10.12957/teias.2021.49321. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/49321. Acesso em: 23 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua