A HIPERESCRITA DE SI: memória, experiência e invenção digital na formação de professores

Autores

  • Tania Lucia Maddalena Universidade Internacional de La Rioja, UNIR

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48638

Palavras-chave:

hiperescritas de si, blog, formação de professores, tecnologia educativa

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre o conceito de hiperescrita de si, noção derivada da Tese de Doutorado da autora, que teve como objeto de estudo o relato digital, as narrativas em rede e as histórias de vida e formação na linguagem da hipermídia. A experiência da escrita digital, fazendo uso de múltiplas linguagens causadas pela convergência das mídias na Internet, foi articulada em diversas propostas didáticas da disciplina Tecnologias e Educação, entre os anos 2015 e 2018, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essas experiências deixaram indícios de como operam a memória, a experiência e a invenção digital na hora de narrar sobre si. Todo o processo de escrita de si sofre fortes impactos e se potencializa quando a escrita é em rede e a experiência de formação compartilha-se no ciberespaço. Partimos do diálogo teórico-metodológico e epistemológico com as pesquisas autobiográficas em educação, as pesquisas com os cotidianos escolares e as metodologias que defendem o valor da prática sem separar pesquisa do contexto da docência, especificamente, a pesquisa-formação na cibercultura.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

Maddalena, T. L. (2020). A HIPERESCRITA DE SI: memória, experiência e invenção digital na formação de professores. Revista Teias, 21(60), 203–217. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48638

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação