MEDIAÇÃO DIGITAL NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: análise linguístico-discursiva da produção textual a partir do gênero mensagem instantânea

Autores

  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Huber Kline Guedes Lobato Universidade Federal do Pará
  • José Anchieta de Oliveira Bentes Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48629

Palavras-chave:

produção escrita de surdos, Libras, gênero / mensagem instantânea

Resumo

Este estudo origina-se do uso de tecnologias digitais como instrumento cultural de aprendizagem. No referido estudo objetiva-se analisar a produção escrita de educandos surdos, que estudavam no contra-turno em uma sala de recursos multifuncionais na cidade de Belém - Pará. As formas escritas analisadas neste trabalho são de quatro educandos que participaram de uma atividade mediada por um professor especialista em educação especial, com uso de intrumento digital, mais precisamente o gênero mensagem instantânea. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do tipo de análise linguistico-discursiva da produção textual. Os textos produzidos pelos alunos surdos foram organizados aos seguintes níveis de escrita: estágio pré-inicial, estágio inicial, estágio intermediário e estágio avançado da escrita. De maneira geral as produções textuais que os surdos criaram e que serviram de base para este trabalho não podem ser percebidas com características negativas, pois possuem especificidades linguistico-discursivas baseadas na Língua de Sinais.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

Calixto, H. R. da S., Lobato, H. K. G., & Bentes, J. A. de O. (2020). MEDIAÇÃO DIGITAL NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: análise linguístico-discursiva da produção textual a partir do gênero mensagem instantânea. Revista Teias, 21(60), 109–120. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48629

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação