PRÁTICAS DE ENSINO COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: o papel da formação docente

Autores

  • Ariane Xavier de Oliveira Prefeitura de Cambé/PR
  • Diene Eire de Mello Universidade Estadual de Londrina / Paraná
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina / Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48627

Palavras-chave:

educação, educação básica, tecnologias digitais, boas práticas, teoria histórico-cultural

Resumo

O objetivo do presente estudo foi promover uma discussão acerca do papel da formação de professores enquanto mobilizadoras de boas práticas com tecnologias digitais. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório que utilizou como fonte de dados, entrevistas e consulta a documentos oficiais. Participaram das entrevistas cinco professores e uma assessora pedagógica. O estudo tem como base principal os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo. De posse dos dados analisados foi possível apreender a relevância da formação em serviço como mobilizadora de boas práticas com esses artefatos.

Biografia do Autor

Ariane Xavier de Oliveira, Prefeitura de Cambé/PR

Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

OLIVEIRA, Ariane Xavier de; MELLO, Diene Eire de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires. PRÁTICAS DE ENSINO COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: o papel da formação docente. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 60, p. 75–90, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.48627. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/48627. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação