FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48625

Palavras-chave:

educação digital, educação híbrida, formação docente

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a formação de docentes envolvidos com a produção de materiais para a educação digital, que envolve, tanto a educação em todo tempo e lugar em contextos não formais, como a Educação a Distância e a Educação Híbrida. Nesta reflexão o foco é para a educação híbrida/semipresencial que se entende ter um papel relevante na inserção de tecnologias e na mudança de paradigmas na graduação e pós-graduação, impulsionando a formação de professores para que atuem de forma mais efetiva inserindo as tecnologias em seu cotidiano educacional, torna-se relevante. Este estudo de caráter qualitativo contou com um questionário estruturado que investigou professores autores e desenvolvedores na produção de material didático para educação híbrida. Os pontos abordados na investigação foram a formação docente, o planejamento das disciplinas híbridas, as metodologias ativas com o uso das tecnologias e autorreflexão sobre os conhecimentos docentes para essa modalidade. Percebe-se que a formação continuada é cada vez mais relevante quando o contexto inclui a educação híbrida por seu caráter inovador e transformador.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

SANTOS, Kátia Ethiéne dos; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz; TRINDADE, Sueli Perazzoli. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO DIGITAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 60, p. 48–60, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.48625. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/48625. Acesso em: 14 fev. 2025.

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação