Educação para a democracia no contexto da cultura digital: perversões e oportunidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2019.45769

Palavras-chave:

Cultura Digital. Formação Crítica. Mídia-educação.

Resumo

Quando a cultura digital torna-se o contexto do mundo da vida, é imperioso refletir sobre a educação a partir de um novo paradigma de comunicação. Mas, que questionamentos devem perpassar estas reflexões? Que fatores constitutivos desta grande transformação social de base tecnológica devem ser levados em consideração nas reflexões do campo da educação a respeito de um ambiente comunicativo em constante mudança, onde encontra-se discurso de ódio, disseminação de informações falsas ao lado de empoderamento de minorias políticas e novas formas de ativismo? Este trabalho se propõe a pensar sobre as ameaças e oportunidades que se apresentam para a educação transformadora de pessoas em sujeitos na cultura digital e propõe ao campo esforços na direção da prática de uma pedagogia mais vinculada à cultura digital.

Biografia do Autor

Isabel Colucci Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

26-11-2019

Como Citar

COELHO, Isabel Colucci. Educação para a democracia no contexto da cultura digital: perversões e oportunidades. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 20, n. Esp, p. 218–230, 2019. DOI: 10.12957/teias.2019.45769. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/45769. Acesso em: 10 fev. 2025.

Edição

Seção

Educação ativista na cibercultura: experiências plurais