Avaliações de larga escala em municípios brasileiros no Catálogo de teses e dissertações CAPES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.44105

Palavras-chave:

Produção acadêmica, Políticas de avaliação educacional, Municípios brasileiros.

Resumo

O artigo analisa as produções acadêmicas sobre políticas de avaliação em municípios brasileiros, a partir do levantamento das teses e dissertações nacionais, no período 2005 a 2017 no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. A pesquisa foi realizada selecionando verbetes julgados relevantes para dar maior abrangência ao tema e foi possível identificar treze trabalhos relacionados com avaliação educacional em municípios brasileiros, sendo 3 teses e 10 dissertações, que envolvem 9 estados e 32 municípios. Estudos apontam o protagonismo dos atores escolares, que são vistos como aqueles que interpretam e reinterpretam as propostas, executando-as de forma singular, enquanto outros focam em aspectos relacionados a gestão educacional.

Biografia do Autor

Ana Lidia Lopes do Carmo Monte, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Pedagogia, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora, professora Associada da Universidade Estadual do Ceará atuando no Programa de Pós-graduação em Educação.

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Publicado

22-08-2020

Como Citar

MONTE, Ana Lidia Lopes do Carmo; VIDAL, Eloisa Maia. Avaliações de larga escala em municípios brasileiros no Catálogo de teses e dissertações CAPES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 101–117, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.44105. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/44105. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

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