Reflexões sobre a evasão escolar: uma problemática na educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2020.41951Palavras-chave:
Planejamento, Educação, Evasão EscolarResumo
Este trabalho tem como objetivo evidenciar a relação do alto índice de evasão escolar, distorção idade/série em sala de aula com a não efetivação do planejamento. Ele discute sobre como o planejamento pode contribuir para a aproximação do conhecimento científico, construído historicamente pelo homem, e o conhecimento nascido no ambiente do cotidiano, ratificado pelo senso comum. Ambos devem estar interligados na construção e emancipação da cidadania dos educandos. A consciência da necessidade dos saberes sistematizados cientificamente, saber formal, ocorre quando esses têm uma valorização no ambiente extraescolar, saber informal, no cotidiano dos estudantes. A função social da escola é considerar os aspectos culturais e valorativos da comunidade e realçar o saber popular articulado ao conteúdo escolar e esse é um questionamento constante.Downloads
Publicado
22-08-2020
Como Citar
DOS SANTOS, Jucenilton Alves. Reflexões sobre a evasão escolar: uma problemática na educação brasileira. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 260–270, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.41951. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/41951. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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