Entre a casa, a rua e a escola: o que o menino viu? Itinerários de uma criança em São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.31122Palavras-chave:
infância, cidade, imagensResumo
O que um conjunto de fotografias criadas por um menino de cinco anos pode informar sobre a cidade de São Paulo? Essa pergunta orienta a escrita desse artigo que tem como objetivo refletir sobre questões urbanas a partir de conversas e uma sequência fotográfica elaborada por Zé Carlos. Frequentador de uma Escola Municipal de Educação Infantil participou em 2014 de uma pesquisa em que buscávamos imagens de São Paulo segundo o ponto de vista de crianças a partir de escolas públicas de educação infantil, e com isso, conhecer a paulistana cidade em seus conflitos, diferenças e pulsações. Nesse artigo optou-se por um recorte delimitado: um conjunto de fotografias elaboradas por uma única criança num amplo universo de participantes e esse conjugado a falas proferidas junto à pesquisadora. Busca-se provocar debates sobre percepção e formulação do urbano pelas lentes de uma criança, o que pode nos servir para refletir sobre questões e percepções mais abrangentes sobre o viver e morar em São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.