CRIANÇAS TUPINAMBÁ: RIOS, COLINAS, BANCOS DE AREIA E MATAS COMO LUGARES DO BRINCAR COTIDIANO

Autores

  • Léa Tiriba UNIRIO
  • Christiana Cabicieri Profice Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30926

Palavras-chave:

Crianças Tupinambá, Educação Escolar Indígena, Brincadeiras com a Natureza

Resumo

O texto apresenta resultados de pesquisa-intervenção sobre processos de escolarização indígena entre povos Tupinambá de Olivença, em especial no que diz respeito às interações afetivas e apego à natureza. Orientam a investigação concepções espinozanas e guatarrianas, bem como conceitos do campo de estudos pessoa-ambiente, tais como apego ao lugar e biofilia. Análises parciais revelam que as brincadeiras com a natureza ocupam posição de destaque na vida infantil; que as práticas escolares fortalecem sentimentos de pertencimento ao mundo natural e a inventividade das crianças, criadoras de seus próprios artefatos; e que os núcleos Tupinambá de Educação Infantil poderão inspirar pedagogias comprometidas com a escuta das crianças e a proteção de todas as formas de vida, não apenas a humana.

Biografia do Autor

Léa Tiriba, UNIRIO

Docente e pesquisadora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC

Professora Titular da área de Psicologia do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UESC, orientadora e docente do Programa de Pós-Grauação em Meio Ambientee Desenvolvimento Regional/PRODEMA

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

TIRIBA, Léa; PROFICE, Christiana Cabicieri. CRIANÇAS TUPINAMBÁ: RIOS, COLINAS, BANCOS DE AREIA E MATAS COMO LUGARES DO BRINCAR COTIDIANO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 52, p. 28–47, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.30926. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/30926. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos da infância: diálogos contemporâneos