Origens Históricas das Políticas de Formação de Professores no Brasil (1823-1874)
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2017.29394Palavras-chave:
História da Formação de Profesores, Escolas de Primeiras Letras, Escolas NormaisResumo
Este artigo tem como foco temático a discussão sobre as origens das políticas de formação de professores no Brasil que se deram ao longo do Período Colonial. Utiliza-se o método da pesquisa histórica realizada com base na análise de fontes primárias sobre as escolas de primeiras letras e as escolas normais criadas à época, valendo-se de contraposições críticas a textos contemporâneos sobre o tema contemplado. O estudo resulta na proposta de uma revisão dos marcos históricos do campo e conclui que somente há coerência em considerar uma política educacional como propriamente voltada para a formação de professores quando a questão curricular para tal propósito estiver posta explicitamente.Downloads
Publicado
24-11-2017
Como Citar
MARCHELLI, Paulo Sergio. Origens Históricas das Políticas de Formação de Professores no Brasil (1823-1874). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 51, p. 225–242, 2017. DOI: 10.12957/teias.2017.29394. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/29394. Acesso em: 1 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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