UM VAZIO A OCUPAR: A ARTICULAÇÃO PALAVRA-IMAGEM NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LINGUAGEM
Palavras-chave:
leitura, mídia, linguagem, discursoResumo
No presente artigo, defendo a necessidade de as escolas, na formação básica dos cidadãos, trabalharem a articulação palavra-imagem, como forma de desenvolver nos estudantes a capacidade de leitura crítica do que produzem os meios de informação e de comunicação na sociedade. A defesa tem como base as premissas de que: (1) as escolas tratam as atividades de linguagem de forma reducionista, conferindo uma quase exclusividade ao verbal e à racionalização no processo de ensino-aprendizagem; e (2) um trabalho de linguagem abrangente deveria assumir uma dimensão discursiva e envolver práticas diversas, além da escrita a partir de modelos. Todos os exemplos empregados no texto resultaram de trabalhos realizados com alunos de ensino médio e/ou universitários, estes em cursos de formação de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
CORRÊA E CASTRO, Marcelo Macedo. UM VAZIO A OCUPAR: A ARTICULAÇÃO PALAVRA-IMAGEM NAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LINGUAGEM. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24624. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Ensaios
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