PARADIGMAS CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO, NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS (1989-2001)
Palavras-chave:
Currículo, Ensino Básico, Reforma curricular, Reorganização curricularResumo
Com este texto pretendemos problematizar os paradigmas curriculares que enquadraram e estruturaram o Ensino Básico Português , no período que medeia entre finais dos anos 80 e início dos anos 2000. Para isso, tomamos como objecto de análise os discursos da reforma curricular do ensino básico, ocorrida nos finais dos anos 80/início dos anos 90, e da reorganização curricular, iniciada a partir de 1997/98 com o Projecto de Gestão Flexível do Currículo, regulamentada pelo Dec. Lei n.º 6/2001 de 18 de Janeiro. A partir da explicitação dos princípios educativos e curriculares estruturadores de cada uma dessas propostas, procura-se situar o nível de relação existente entre esses princípios e concepções de inovação. Em síntese, pretende-se proceder a uma caracterização analítica dos paradigmas curriculares que sustentaram duas propostas de organização do currículo do Ensino Básico Português, ocorridas num espaço temporal de dez anos, que dê conta da ênfase discursiva e dos sentidos de mudança.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
FERNANDES, Preciosa. PARADIGMAS CURRICULARES DO ENSINO BÁSICO, NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS (1989-2001). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 16 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24622. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Elos
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