OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CENÁRIO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 1990

Autores

  • Ana Ignez Belém Lima Nunes Universidade Estadual do Ceará [UECE]
  • Maria Gláucia Menezes Teixeira Albuquerque Universidade Estadual do Ceará [UECE]

Palavras-chave:

política educacional, formação docente, formação continuada

Resumo

Este estudo situa a formação continuada de professores no Estado do Ceará, frente às reformas educacionais implementadas no país a partir de meados da década de 1990. Essa formação é analisada na perspectiva do desenvolvimento pessoal e profissional docente, envolvendo desafios e dilemas relacionados às novas demandas de aprendizagem e de formação, postas pelas políticas formuladas. O período recortado representa um momento de redefinição das relações entre Estado, sociedade e educação. Na atual configuração da ordem nacional e mundial, marcada pelo capitalismo multinacional e trans-territorial, amplia-se a esfera privada. Este cenário aponta para a necessidade de maior adaptação às mudanças, inovação, flexibilidade, criatividade, habilidade de trabalhar em grupos e capacidade de solucionar problemas. Nesse sentido, diferentes propostas e projetos para a formação docente têm sido debatidos. Entre eles, merece destaque uma formação continuada que se constitua em um espaço de reflexão, análise, investigação, intercâmbio de experiências e idéias, cooperação, colaboração, integração de teoria e prática etc. Abrange, portanto, problemáticas diversas, de natureza complexa, constituindo tema polêmico e dinâmico.

Biografia do Autor

Ana Ignez Belém Lima Nunes, Universidade Estadual do Ceará [UECE]

Docente do Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual do Ceará [UECE].

Maria Gláucia Menezes Teixeira Albuquerque, Universidade Estadual do Ceará [UECE]

Docente do Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual do Ceará [UECE].

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Lima Nunes, A. I. B., & Albuquerque, M. G. M. T. (2007). OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CENÁRIO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 1990. Revista Teias, 7(13-12), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24618

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua