OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CENÁRIO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 1990
Palavras-chave:
política educacional, formação docente, formação continuadaResumo
Este estudo situa a formação continuada de professores no Estado do Ceará, frente às reformas educacionais implementadas no país a partir de meados da década de 1990. Essa formação é analisada na perspectiva do desenvolvimento pessoal e profissional docente, envolvendo desafios e dilemas relacionados às novas demandas de aprendizagem e de formação, postas pelas políticas formuladas. O período recortado representa um momento de redefinição das relações entre Estado, sociedade e educação. Na atual configuração da ordem nacional e mundial, marcada pelo capitalismo multinacional e trans-territorial, amplia-se a esfera privada. Este cenário aponta para a necessidade de maior adaptação às mudanças, inovação, flexibilidade, criatividade, habilidade de trabalhar em grupos e capacidade de solucionar problemas. Nesse sentido, diferentes propostas e projetos para a formação docente têm sido debatidos. Entre eles, merece destaque uma formação continuada que se constitua em um espaço de reflexão, análise, investigação, intercâmbio de experiências e idéias, cooperação, colaboração, integração de teoria e prática etc. Abrange, portanto, problemáticas diversas, de natureza complexa, constituindo tema polêmico e dinâmico.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
LIMA NUNES, Ana Ignez Belém; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CENÁRIO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DOS ANOS 1990. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 8 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24618. Acesso em: 2 maio. 2025.
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Artigos de Demanda Contínua
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