INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES PRÉ-PROFISSIONAIS
Palavras-chave:
estágio curricular, interação universidade-escola, formação de professores.Resumo
Este artigo é parte das atividades que foram desenvolvidas no Projeto de Pesquisa COTESC. Um dos objetivos deste projeto foi estudar formas de interação entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Educação Básica (EEB), visando subsidiar a proposição de parâmetros para criar mecanismos flexíveis, porém estáveis e consistentes, para a realização de Estágios Curriculares (EC). Neste artigo, estudamos como os EC vêm sendo organizados e desenvolvidos nos espaços escolares, identificando, entre outros aspectos, as responsabilidades que estão sendo atribuídas tanto às IES quanto às EEB na sua realização, a partir da visão de membros de Equipes Diretivas de EEB de Santa Maria/RS, mediante a realização de entrevistas, e de estagiários de Cursos de Licenciatura da UFSM, mediante utilização de questionários. Constatamos uma grande diversidade quanto à maneira como o estagiário é orientado, acompanhado e avaliado no seu trabalho. Caracterizamos essa diversidade como decorrência de falta de interação sistemática e institucional entre IES e EEB. Salientamos, também, que a atual indefinição sobre os papéis das IES e das EEB na organização e na realização dos EC torna-se um dos principais motivos de atrasos na consolidação de ações interativas entre essas instituições relativamente à Formação Inicial de Professores.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
WINCH, Paula Gaida; DUTRA, Edna Falcão; SANTOS, Maria Eliza Gama; TERRAZZAN, Eduardo A. INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS CURRICULARES PRÉ-PROFISSIONAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24617. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.