PRÁTICA DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO
Palavras-chave:
discurso pedagógico, prática docente, formação de professoresResumo
O presente texto é parte de uma pesquisa de doutorado em que se analisaram relatórios e artigos produzidos pelos licenciandos quando cursaram a disciplina Prática de Ensino de Biologia e realizaram estágio nas escolas de Ensino Médio. Teve por objetivo compreender as manifestações relacionadas à prática do professor de Biologia observado e à própria prática no momento de docência, ou seja, aquilo que foi mais significativo para esses licenciandos. A análise mostrou alguns sentidos produzidos sobre a prática do professor como a necessidade de: interação, mudança, influência construtivista, produtividade, controle. Relacionando tais aspectos à tipologia discursiva abordada por Orlandi (1987), identificou-se a apropriação de um discurso pedagógico do tipo polêmico pelos licenciandos. Acredita-se que entender e discutir essas apropriações nos cursos de formação de professores possa ser um caminho para se formar um profissional que tenha a preocupação em refletir sobre seu papel na elaboração do conhecimento pelo aluno.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
DE OLIVEIRA, Odisséa Boaventura; TRIVELATO, Silvia L. F. PRÁTICA DOCENTE: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24615. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.