O PAPEL DA ORALIDADE NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA: O DISCURSO DOS PROFESSORES EM CONTRAPOSIÇÃO AO DISCURSO OFICIAL
Palavras-chave:
políticas educacionais, autonomia da escola, projeto pedagógico, cultura da escola, oralidade.Resumo
“Como a escola interpreta e efetiva no cotidiano a proposta de autonomia para elaborar o projeto pedagógico?” foi a questão desencadeadora deste estudo, que analisa o papel da oralidade na construção de um ideal comum e na elaboração do projeto pedagógico. O trabalho, baseado em tese de doutorado (PUC-SP, 2005), se insere nos estudos sobre as políticas educacionais implantadas a partir da LDB-EN (9394/96). O tema foi analisado da perspectiva dos atores internos da escola e teve por foco as relações que se estabelecem entre cultura da escola e diretrizes do sistema de ensino. O estudo empírico realizado (escola pública de ensino fundamental de periferia da rede municipal de São Paulo) valeu-se de observações, entrevistas, exame do Plano Escolar, de outros documentos da escola e de materiais da Secretaria Municipal de Educação. A interpretação dos resultados ancorou-se na Sociologia da Educação e na Sociologia da Cultura. Conclusões: para a escola, a proposta legal de autonomia para elaborar o projeto pedagógico é esvaziada de sentido prático; a real autonomia resulta da teia cotidianamente tecida no seu interior, com base na oralidade, da qual emerge a cultura escolar.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
FALSARELLA, Ana Maria. O PAPEL DA ORALIDADE NA ELABORAÇÃO DO PROJETO DA ESCOLA: O DISCURSO DOS PROFESSORES EM CONTRAPOSIÇÃO AO DISCURSO OFICIAL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 10 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24612. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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