CELEBRIDADE E ANONIMATO: UMA ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS DE CONSTRUÇÃO DA IMAGEM SÓCIO-PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO
Palavras-chave:
profissão docente, fotografia, representações sobre o magistério.Resumo
O presente texto articula-se em torno de dois planos: ao mesmo tempo em que reúne breves observações acerca de produções mais recentes relativas à imagem social do magistério, analisa um corpus de fotografias publicadas, por ocasião do Dia do Professor, pela grande imprensa carioca entre os anos 1950 e 1960, cujo exame permite apreender a permanência de elementos que representam a profissão de maneira fortemente idealizada, privilegiando a dimensão afetiva da relação pedagógica e a nobreza da missão educativa, relegando a um segundo plano as condições de trabalho. Ao se propor a análise de fotografias de professoras publicadas por jornais de perfis diversos e em momentos bastante distintos da história brasileira, acredita-se poder contribuir para ampliar a compreensão que os professores (sobretudo os que estão em processo de formação inicial) têm do modo como representam o próprio trabalho, favorecendo a capacidade de questionar as formas pelas quais são construídos os significados que os identificam socialmente.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
VICENTINI, Paula Perin. CELEBRIDADE E ANONIMATO: UMA ANÁLISE DOS DISPOSITIVOS DE CONSTRUÇÃO DA IMAGEM SÓCIO-PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 11 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24611. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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