INFÂNCIA, CANDOMBLÉ E ESCOLARIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24589Palavras-chave:
infância, escolarização, religiosidade afro-brasileiraResumo
O texto tem por base pesquisa em desenvolvimento, cujo objetivo é analisar a relação entre o terreiro e a escola, tem como cenário terreiros de candomblé situados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e, como sujeitos, praticantes do candomblé pertencentes a terreiros distintos. No texto apresentamos os primeiros dados da pesquisa, analisando a trajetória de uma das filhas de santo entrevistada. Conceição de Oxossi, mulher negra, de família candomblecista, e de seu filho Fajobi. Sua fala é permeada pelo sentido da maternidade e da identidade religiosa. Através dela, faremos uma imersão no universo religioso do candomblé, os motivos que levaram Conceição a ingressar no universo religioso afro-brasileiro, sua escolarização e a do filho, e as relações de preconceito e intolerância.Downloads
Publicado
09-02-2016
Como Citar
QUINTANA, Eduardo; RIBEIRO, Jaqueline de Fátima. INFÂNCIA, CANDOMBLÉ E ESCOLARIZAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 223–236, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24589. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24589. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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