ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO SUPLEMETAR E/OU ALTERNATIVA

Autores

  • Mariana Gurian Manzini Universidade Federal de São Carlos.
  • Maria Almelia Almeida Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24586

Palavras-chave:

Comunicação Alternativa, Produção Científica, Educação Especial.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o campo de conhecimento da Comunicação Alternativa no país a partir da produção científica nacional. A pesquisa foi realizada no Banco de Tese da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Entre os principais resultados, destacam-se: o corpus final foi constituído por 42 dissertações e 8 teses; as distribuições temporais ocorreram entre 1996 e 2014; predomínio da fonoaudiologia na formação acadêmica dos orientadores e orientandos e pesquisas realizadas com frequência nas escolas especiais com crianças com paralisia cerebral. Esta pesquisa trouxe uma contribuição importante, ao privilegiar a produção acadêmica dos programas de pós-graduação brasileiros.

Biografia do Autor

Mariana Gurian Manzini, Universidade Federal de São Carlos.

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Departamento de Psicologia.

Maria Almelia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Departamento de Psicologia.

Claudia Maria Simões Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Psicologia.Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Departamento de Terapia Ocupacional. Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional.

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Publicado

09-02-2016

Como Citar

MANZINI, Mariana Gurian; ALMEIDA, Maria Almelia; MARTINEZ, Claudia Maria Simões. ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO SUPLEMETAR E/OU ALTERNATIVA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 173–190, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24586. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24586. Acesso em: 25 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua