PENSAR O OUTRO NO CINEMA: POR UMA ÉTICA DAS IMAGENS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24577Palavras-chave:
Cinema, Alteridade, Estrangeiro, Imagem, Formação Ético-EstéticaResumo
Neste texto, discutimos relações entre alteridade, ética e imagem, a partir de dados de uma pesquisa sobre cinema e educação. Tratamos do conceito de estrangeiro, de Julia Kristeva, e da articulação do pensamento de Alain Badiou, Michel Foucault e Didi-Huberman, em torno da experimentação filosófica com imagens. Fazemos referência a comentários escritos de estudantes universitários, elaborados a partir da experiência com filmes dos cineastas iranianos Abbas Kiarostami, Majid Majidi e Marjane Satrapi. Aponta-se no artigo a relevância das formas de mobilização dos estudantes, no processo de elaboração ética de si mesmo e de enfrentamento do outro, por meio do cinema. Palavras-chave: Cinema; Alteridade; Estrangeiro; Imagem; Formação Ético-EstéticaDownloads
Publicado
22-02-2016
Como Citar
FISCHER, Rosa Maria Bueno; MARCELLO, Fabiana. PENSAR O OUTRO NO CINEMA: POR UMA ÉTICA DAS IMAGENS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 13–29, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24577. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24577. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.